sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Eu, tu e as crónicas da Maria!

Delicio-me quando leio as tuas maravilhosas crónicas da Maria! Por momentos a minha mente viaja e vou buscar ao " baú das memórias " outras histórias, passagens que a memória não apagou e que voltam a ficar mais nítidas...Hoje vou escrever-te as minhas memórias com a Maria, apenas algumas passagens em que a Maria teve o papel principal, e influiu na forma como me senti e vivi também esses momentos!
Dez anos nos separam em idade e tu terias uns dezasseis ou dezassete anos, e eu uns seis ou sete.Tinhas interrompido a escola para cuidar dos teus irmãozinhos mais pequenos, porque a mãe durante as vindimas no Tio Carlinhos tinha caído da escada e partido um braço. Não me lembro se assisti à queda mas a minha memória guarda a imagem dela em cima da escada num determinado sitio da ramada, mais junto à casa para o lado do caminho!
O que é certo é que ficaste em casa... e lembro-me de me ter sentido uma criança a sério!Fazias-me ovos cozidos à la Cock, que deves ter aprendido nalgum programa de televisão, e eu deliciava-me com eles ao pequeno almoço, porque felizmente os ovos ainda eram dos poucos ingredientes que ia havendo com relativa facilidade...
Depois no quarto verde, que eu partilhava com a outra Maria, fazia-me sentar na mesa oval de madeira( que era também a nossa tábua de passar a ferro- quando protegida por um cobertor pequeno, grosso e castanho) e davas-me um daqueles livrinhos com desenhos para colorir, que alguém nos deve ter dado! Lembro-me de pensar que isso era o que deviam fazer as crianças de famílias abastadas!!!!!!!!
Na sequência desse ano em que ficaste em casa, quando a mãe melhorou foste trabalhar para a Fábrica! A mesma fábrica que te deixou marcas profundas no corpo e penso que na mente, derivado ao acidente que aconteceu!Mas antes do acidente, tenho memórias dos amendoins com casca que compravas no senhor Pinto e que iamos comer para os campos do Sr Joazinho dos Silvões! Lambuzavamo-nos com tamanha iguaria!
Do acidente, lembro-me particularmente da Miquinhas Cantoneira vir dar a notícia! Eu estava ao pé do tanque e lembro-me de ter sentido um nó no meu peito, talvez resultante da reação da mãe, uma vez que pela minha idade não sei se me apercebi bem da situação. 
Lembro-me das ligas elásticas que usavas no braço e na mão e penso que saíste do hospital no dia da comunhão do nosso João e que coincidiu com o dia do teu aniversário!!!!
Penso que foi também nesta altura que fui operada às amígdalas, no Maria Pia, porque quando tive alta, tenho a imagem de que foste tu ,que tinhas ido a uma consulta, que me trouxeste de volta a casa!

3 comentários:

  1. Agora fizeste-me chorar, maninha! Tal e qual. Também fizemos desses pic-nics no Pocinho d`areia.
    Eu tinha nessa altura 15 anos, fiz 16 no dia em que sai do Hospital pós acidente!
    O dia do acidente também ficou marcado por ser o dia de aniversário da mãe!
    Lembro-me bem de te ir buscar ao Maria Pia.Tinha ido aos tratamentos à companhia de seguros e na volta fui buscar-te!
    Ficaram-me marcas! Muitas na alma. Delas fiz, com o tempo, muitas aprendizagens p`ra vida!
    Muito obrigada maninha :)

    ResponderEliminar
  2. Acho lindo essas vossas memorias e partilhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe a sua mensagem!O vosso feed back é a razão de existir deste blog, sinta-se em casa!