sábado, 7 de fevereiro de 2015

Há 11 anos na ilha

Olá a todos(as) os que por aqui passam!
Tenho andado um pouco ausente do blog e a falhar redondamente no meu objetivo de um post por dia!!!!!!Mas quando o tempo é pouco e a inspiração para a escrita não está nos seus melhores dias, mais vale estar quieta...
O que me leva hoje a escrever é mais uma reflexão da minha vida como "insular", que fez dia 4 de fev onze aninhos!
O ano de 2004 estava ainda nos seus inícios e eu com o curso terminado em julho de 2003 continuava desempregada. Passava grandes temporadas no Porto em casa do mano, por assim me ser mais fácil procurar um trabalho. Mas a demanda era infrutífera, envieei currículos, entreguei muitos em mão, lojas, escolas, centros de explicações... mas nada! Andava desanimada com a vida.Meados de Janeiro sou contactada por uma escola ou centro de explicações, não me recordo bem! marcam entrevista  para dia 30 de janeiro. No dia 29 o meu avô falece!!Ligo para tentar mudar a data da entrevista, dizem que não é possível e são bastante insensíveis...Sinto-me revoltada!!!!! Mas , paciência, não posso deixar de estar com o meu avô na Hora da despedida.
Dia 30 já em Amarante o meu amigo Vitor liga-me e diz -me que uma colega de curso foi chamada para a Madeira e que está poucos números à nossa frente na lista!A esperança renasce...! finalmente dia 3 ou 4 ligam para casa dos meus pais, eu estou no Porto mas lembro-me como se fosse hoje! Estava num cafezinho dum pequeno centro Comercial " Chão Verde" ao pé da casa do mano!o meu coração quase que salta do peito! Foi um misto de entusiasmo e medo ao mesmo tempo!
A partir desse momento foi um rodopio, marcar viagem por telefone, malas e preparar todas as papeladas que pudessem fazer falta!
E no dia a seguir a missa do sétimo dia do meu avô, lá vim eu com 23 aninhos acabados de fazer!
 O mano mais velho levou-me ao aeroporto, esteve comigo até ir para a zona de embarque , pagou a viagem e emprestou-me algum dinheiro para aguentar o primeiro mês.!!Um outro mano, deu-me 200 euros para me ajudar neste inicio difícil! E todos os outros desdobraram-se em esforços para ativarem os seus contactos com alguém conhecido por estas paragens que me pudesse amparar.
Nunca antes tinha entrado num avião, PÂNICO, e ainda por cima a fila onde me sentei, se não me engano a F, não tinha mais ninguém!Lá vim eu a "chorar baba e ranho", num misto de entusiasmo e excitação!
Devo dizer que tive muita sorte desde o início. No aeroporto um conterrâneo foi-me buscar e albergou-me em sua casa temporariamente!Os primeiros tempos não foram fáceis, mas a família ligava frequentemente, preocupada com a a caçula e deram-me muito apoio.
O resto foi acontecendo, os dias foram passando e os anos também!E aqui estou eu numa terra que não sendo a minha, me acolheu, onde me tornei esposa e mãe e numa mulher completa e feliz!É nesta terra que as pessoas me reconhecem na rua, no supermercado, nos correios, no ginásio...E sete casas depois... hoje vivo na casa a que chamo Lar, a minha Casa!

2 comentários:

  1. É importante que se sinta bem e feliz!!!
    Boa semana e bj
    Não conheço a Madeira...mas um dia hei-de conhecer!
    Amarante...adoro!

    ResponderEliminar
  2. O mais importante de tudo foi a caminhada, as aprendizagens e acima de tudo os éxitos alcançados. Sentir-nos em casa, numa terra que não é a nossa, é maravilhoso.É srmos amados e bem vindos!

    Beijinhos minha querida.

    ResponderEliminar

Deixe a sua mensagem!O vosso feed back é a razão de existir deste blog, sinta-se em casa!