domingo, 14 de fevereiro de 2016

Casca de laranja e a sua versatilidade# orangetes deliciosas

Durante estes dias em que o trabalho abrandou, graças ao carnaval, foi tempo de experiências culinárias, entre outras coisas...
O tempo por cá, tem estado fantástico, ao contrário do continente onde o frio e a chuva não dão tréguas! Aqui os dias parecem de primavera, céu azul, daquele menos de provocar espanto a olhares mais sensíveis a estas pequenas coisas e claro que, assim sendo os passeios são também mais frequentes !



Bem, mas hoje o que me trás por cá é versatilidade da laranja e da casaca. A verdade é que ela pode ter inúmera utilizações:

  1. Raspa para aromatizar bolos e biscoitos
  2. Chá ( fica delicioso com pau de canela)
  3. Detergente multiusos caseiro ( marcerada numa mistura de agua com vinagre, tem um grande poder desengordurante).
  4. Ambientador ( laranja inteira com cravinhos espetados na casca)
  5. Orangetes

Não conhecia as orangetes até uma colega de trabalho muito prendada no dotes culinários mas ter dado a conhecer! Confesso, fiquei fã...
Pesquisei aqui e ali para ver como se faziam aquelas pequenas maravilhas e como não me pareceu nada complicado, lancei-me ao desafio!

Preparação:

Retiram-se as cascas das laranjas já em fatias largas, que depois se cortam com um cm mais ou menos, depois retira-se o excesso de pele branca, mas deixando alguma.
Depois levam-se a ferver cobertas de água, rejeita-se a água, acrescentando outra e repete-se o processo 3 vezes ( é para retirar o sabor amargo).De seguida faz-se uma calada de açucar quase em ponto, onde se fervem novamente as cascas, para ficarem meias cristalizadas.Retiram-se da calda e deixam-se secar ( pode ser ao ar livre, mas com a humidade que está????). Colocam-se no forno a 120º ou 130 º durante uns 20 ou 30º minutos até estarem secas.
Por fim é só derreter o chocolate em banho maria ( com muito cuidado para não entrar água) e mergulhar uma por uma e por a secar em papel vegetal!

E já está! Uma verdadeira delicia... testada e aprovada cá em casa!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua mensagem!O vosso feed back é a razão de existir deste blog, sinta-se em casa!