domingo, 1 de março de 2015

Eu tu e mais uma crónica_ Das Maria ou da Goreti???

Ela era pequena, bastante pequena, pois só muito pequena partilhou o dia-a-dia com as irmãs, todas elas muito mais velhas, com diferenças de 10, 14 e 16 anos.
Naquela altura as condições na casa da família não eram as melhores, embora ela não conhecesse outras...aquele era o seu mundo!
No Verão, quando a presa de Fontes estava cheia, os irmãos rapazes passavam lá as tardes uns a nadar, outros a aprender...eram atirados pelos mais velhos e obrigados a dar ao braço e à perna!!!!!Essas atividades não eram permitidas às raparigas, porque lá se juntavam muitos rapazes da aldeia.
Mas quando a presa era aberta para rega, ao final da tarde as irmãs deliciavam-se e banhavam-se nas zonas em que o declive criava autenticas "cachoeiras", assim lhe chamava  Goreti, talvez inspirada pelas novelas brasileiras da altura!
Levavam o sabonete e tudo!!!...e aquele banho refrescante sabia ainda melhor que o banho semanal de sábado, na bacia! Claro que no verão a coisa nem corria muito mal, mas no inverno a lareira ardia com força no meio das panelas de três pernas (potes) e com um grande tacho de ferro ao meio, para aquecer água para dar banho aquela criançada toda. E o banho esse era tomado na cozinha com a bacia em frente à lareira- era o aquecimento da altura- e o felizardo era o que tomava banho primeiro!!!!Vá-se lá saber porquê!!!
Na  memória guarda flashes, como se fossem fotografias desses momentos! Lembra-se das manas virem da loja com pilhas de roupa lavada no braçado para vestirem aos miúdos depois do banho!

Também se lembra do Trinaranjus de maça que o namorado da G. lhe dava quando, certamente por imposição da mãe os acompanhava nas suas saídas de domingo!
E com referência a uma atividade de domingo termino por hoje!!!Boa semana!!!

3 comentários:

  1. Sabonete lux, cor-de-rosa, que um dia caiu ao rego e a água o empurrou a grande velocidade. Ainda a me arranhei no mato para o conseguir agarrar. Agrarrei-o :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente! Tb me lembro da fuga do sabonete...beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  2. Que lindo, também recordo com carinho os banhos no tanque e debaixo dos chafariz das regas do campo....saudades!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixe a sua mensagem!O vosso feed back é a razão de existir deste blog, sinta-se em casa!